Apoio Pontual 2024 Calcular na Areia


A ArteCódigo lamenta informar que por pouco mais de 0.5% não foi apoiada pela República Portuguesa para prosseguir, finalmente com condições mínimas essenciais, o ciclo de residências eco-tecnológicas resilientes “Calcular na Areia”. Calculate on Sand is a creative cycle of research residencies in electronic, biological and experimental arts that originates exhibitions, workshops, events and collective works.

Published on August 18, 2025 by artecódigo

calcular na areia Calcular na Areia 2425 républica portuguesa cultura portugal dgartes

1 min READ

A ArteCódigo lamenta informar que por pouco mais de 0.5% não foi apoiada pela República Portuguesa para prosseguir, finalmente com condições mínimas essenciais, o ciclo de residências eco-tecnológicas resilientes “Calcular na Areia”.

Isso significa que não vamos conseguir dar continuidade arrancando para já com uma segunda edição, com todos os novos artistas já alinhavados. Nem tão pouco conseguimos pagar aos artistas investigadores e emergentes e demais colaboradores da primeira edição do ciclo pelos seus trabalhos inéditos, frutos de momentos de residência e reflexão colaborativa, e encontros únicos com públicos ávidos de maior profundidade cultural, momentos de partilha de trabalhos que repensam as novas tecnologias com as tradicionais como ferramentas transformadoras eco-sistémicas e culturais.

Gostaríamos de agradecer aos artistas e estruturas com quem realizamos ainda um programa ambicioso ao longo da primeira edição, que envolve a edição de um livro, quatro exposições de estreia em Santarém e duas previstas para breve, três oficinas, vinte residências colaborativas com dezasseis artistas, criando individual e colaborativamente mais de trinta obras que hibridizam temáticas resilientes e investigam novas ligas ancoradas em artes electrónicas, biológicas, digitais, visuais, sonoras, performáticas, públicas. Sem o vosso apoio e dedicação esta pesquisa experimental estética não seria possível.

Mas o espírito do ciclo está lançado, e não demovido. Inventaremos novas vias. Não será um apoio pontual atabalhoado, que sendo previsto em Março de 2024 para Outubro, acaba lançado em Fevereiro de 2025, e decidido em Agosto, para agora as ondas subrepticiamente apagarem os incêndios culturais, e se poupar um ano sem apoios para a cultura, continuando a premiar com dinheiros públicos agentes culturais habituais e estruturas sustentadas ad eternum. Assim, enquanto estendemos um dedo aos decisores culturais, gostaríamos que houvesse de facto apoios para a cultura experimental de investigação.

#artecódigo #repúblicaportuguesa #culturaportugal #dgartes #incêndiocultural