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Published on November 10, 2022 by artecódigo

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Wolfmachine Algarve André Sier (2020-22)

Desde 2020 a equipa da ArteCódigo desenvolveu uma obra bio-electrónica para lobos e ecosistemas não-humanos (Wolfmachine) concebida por André Sier para ser instalada na paisagem. A estreia da obra decorreu no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI) do Grupo Lobo. Esta quinta apresentação decorreu num local protegido da região Algarvia.

Wolfmachine é uma obra bio-electrónica composta por mini faróis-laser electrónicos espalhados na paisagem que cantam em sincronia padrões visuais de dados históricos da evolução da população lupina em Portugal durante o século XX, através da emissão ritmada de feixes de luz laser verde para o céu.

Durante cerca de 25 minutos os dados de um século da presença lupina na geografia portuguesa servem de fonte numérica aos padrões dos pulsos lumínicos dos lasers emitidos para o céu. Cada década do século XX, em cada ponto laser na paisagem, emite o número de lobos observados e registados em Portugal, ao longo de 2.5 minutos de ritmos visuais espacializados.

Além de um espectáculo de luz que visualiza a quase extinção do predador ápice essencial para a preservação da biodiversidade florestal, Wolfmachine é uma obra bio-electrónica dos lobos para os lobos que simultaneamente funciona como uma barreira de protecção visual na paisagem para os animais, e como metáfora do encontro de lobos em alcateias que se juntam para entoar cânticos quase xamânicos, telecomunicando com o desconhecido evocando presságios protectores.

Para a paisagem protegida Algarvia, Wolfmachine foi instalada temporariamente desenhando nas paredes escarpadas, alinhada com os pontos dos dados lupinos em Portugal no século XX, e foi executada ao nascer do dia, filmando o resultado da peça através de câmaras fixas.

A execução de Wolfmachine (2020-22) na paisagem protegida Algarvia encontra-se inserida no projecto de artes electrónicas/ novos media intitulado ‘Os Lobos em Portugal’ da ArteCódigo Associação Cultural. O projecto é apoiado financeiramente pela Direcção Geral das Artes, e partes das obras são co-produzidas com o Grupo Lobo / Centro de Recuperação do Lobo Ibérico e com o CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto.






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Wolfmachine Algarve Andre Sier (2020-22)

Since 2020, the ArteCódigo team has developed a bio-electronic work for wolves and non-human ecosystems (Wolfmachine) designed by André Sier to be installed in the landscape. The premiere of the work took place at the Iberian Wolf Recovery Center (CRLI) of the Lobo Group. This fifth presentation took place in a protected location in the Algarve region.

Wolfmachine is a bio-electronic work composed of mini electronic laser-beacons spread across the landscape that sing in synchrony visual patterns of historical data on the evolution of the wolf population in Portugal during the 20th century, through the rhythmic emission of green laser light beams to the sky.

For about 25 minutes, data from a century of wolf presence in Portuguese geography serve as a numerical source for the patterns of light pulses from lasers emitted into the sky. Each decade of the 20th century, at each laser point in the landscape, emits the number of wolves observed and recorded in Portugal, over 2.5 minutes of spatialized visual rhythms.

In addition to a light show that visualizes the near extinction of the apex predator essential for the preservation of forest biodiversity, Wolfmachine is a bio-electronic work by wolves for wolves that simultaneously works as a visual protection barrier in the landscape for animals, and as a metaphor for the meeting of wolves in packs that come together to sing almost shamanic songs, telecommunicating with the unknown, evoking protective omens.

For the protected Algarvian landscape, Wolfmachine was installed temporarily by drawing on the craggy walls, aligned with the lupine data points in Portugal in the 20th century, and was executed at dawn, filming the result of the piece through fixed cameras.

The execution of Wolfmachine (2020-22) in the Algarve’s protected landscape is part of the electronic arts/new media project entitled ‘Os Lobos em Portugal’ by ArteCódigo Associação Cultural. The project is financially supported by the Direcção Geral das Artes, and parts of the works are co-produced with Grupo Lobo / Iberian Wolf Recovery Center and CIBIO – Research Center for Biodiversity and Genetic Resources of the University of Porto.