Modelação e fabricação de Esculturas Generativas através de programas criados em ambientes open-source (Processing e openFrameworks) com bibliotecas de código s373.net/x. Neste módulo vamos gerar esculturas abstractas dos participantes bem como modelar, criar e imprimir formas volumétricas a partir de sons, de câmaras, sensores, algoritmos generativos. O módulo introduz o espaço volumétrico abstracto (voxels), conceitos introdutórios de criação de sólidos tridimensionais, não requer qualquer experiência de modelação 3D, e fornece vários programas exemplo que geram modelos a partir de gestos ou sequências digitalizadas dos utilizadores, sons, sensores e outros interfaces, processos generativos. Com estes programas vamos criar Esculturas Generativas no espaço volumétrico e imprimi-las numa impressora 3D.
https://github.com/artecodigo/WorkshopEsculturasGenerativas
Uma oficina de experimentação com interfaces simples de computação física e de introdução à programação, onde será dada primazia à captura de luz e sua transformação em som e padrões lumínicos, à comunicação serial e criação de protocolos de comunicação entre o microcontrolador e programas, à criação de joysticks com objectos comuns. Constrói o teu próprio objecto reactivo à luz. Constrói o teu próprio joystick. Liga remotamente um acelerómetro a um objecto. No workshop serão demonstrados e comentados projectos que exemplificam estas áreas que poderás aplicar nos teus projectos.
https://github.com/artecodigo/WorkshopFoto-S-ntese